Através do atrito gerado pela sua movimentação, o homem pode armazenar energia elétrica em seu corpo. O movimento de se tocar algum objeto, ou o simples contato da roupa com o corpo pode gerar energia de baixa voltagem, mas que muitas vezes pode se acumular em uma voltagem de até 25 mil Volts, dependendo da pessoa. Esta energia é denominada de energia estática.
Pôr isso, ao manusear o módulo de controle do AIR BAG não se deve tocar em seus terminais, pois pode haver energia estática em seu corpo suficiente para danificar o módulo, o que pode vir a provocar um acidente de graves proporções. Pôr este motivo, recomendase que nenhum terminal do sistema seja tocado, com a possibilidade de danificar ou acionar o sistema.
Módulo acumulador de energia
Em uma área do interior do módulo do AIR BAG se situa um módulo acumulador de energia elétrica, que garante o perfeito acionamento eletrônico do sistema, pôr um período de até 1 minuto após o corte total de fornecimento de energia a ele.
IMPORTANTE
Este fator precisa ser bem observado quando se manusear o sistema, porque mesmo com a bateria desligada, o sistema acumulador de energia pode ainda ter carga suficiente para ativar e disparar o AIR BAG.
CUIDADOS BÁSICOS
NUNCA deverá ser utilizado Ohmímetros, Voltímetros, Lâmpadas de teste, ou
qualquer outro tipo de equipamento não especializado para medições nos geradores de gás, com o perigo de se provocar um disparo involuntário da unidade ou do sistema.
NUNCA deverá ser ligado aos conectores de diagnóstico qualquer outro
componente que não seja o conector específico do cabo do scanner de verificação.
Nenhuma das peças do sistema de AIR BAG poderá ser submetida a qualquer tipo de alteração.
Qualquer unidade de AIR BAG que apresentar defeito não deverá ser remontada no veículo.
Se um módulo de comando do sistema AIR BAR sofrer uma queda involuntária, recomenda-se que ele não seja montado novamente no veículo, e sim substituído, porque seus sensores podem ter sido danificados pela aceleração da queda e pelo impacto.
IMPORTANTE
O chicote elétrico de um sistema de AIR BAG, quando apresentar algum defeito ou for danificado em acidente, deverá ser substituído pôr inteiro. Este dispositivo não pode receber emendas, o que compromete os valores de resistência e impede sua detonação.
ALTERAÇÕES PROIBIDAS EM VEÍCULOS DOTADOS COM SISTEMA DE AIR BAG
Não é permitido qualquer alteração na suspensão, incluindo-se o endurecimento de amortecedores, substituição de tipo de molas espirais, aplicação de barras estabilizadoras adicionais etc…
Não é permitido a alteração da dimensão das rodas e pneus.
Não é permitida qualquer alteração no sistema de para-choques dianteiros, como a colocação de quebra-mato ou qualquer outro reforço que altere o sistema original do veículo.
O volante de um veículo equipado com AIR BAG, só poderá ser substituído pôr outro igual, ou outro diferente indicado pela fabricante de veículo ou do sistema.
A almofada do volante não poderá ser limpa com outro produto que não seja água, ou produto específico e um pano seco.
Na almofada do volante, não podem ser colocados quaisquer acessórios como: relógios, controle remoto, telefone etc…
A almofada do volante não poderá ser colada, revestida ou modificada
Nos bancos dos veículos que possuem AIR BAG laterais, não podem ser montadas capas diferentes das originais.
TEMPO DE ESPERA PARA A REMOÇÃO DO AIR BAG
De 10 a 15 minutos.
RESET MECÂNICO APÓS DESL/LIGAR BATERIA –
LUZ ACESSA DO AIR BAG
Ligue e desligue a chave de ignição pôr 22 vezes, na 23ª de partida no motor. O código de defeito irá desaparecer.
IMPORTANTE.
Caso isto não aconteça. Utilizar um equipamento específico para reset, ou
verificação de defeito apresentado.